Aba 1

Postado em 10 de Junho de 2014 às 15h50

Acenm/CDL orienta empresas quanto ao horário de funcionamento durante a Copa

Fechar as portas durante os jogos do Brasil é optativo aos estabelecimentos. Alguns segmentos terão horário diferenciado

Acenm/CDL Fechar as portas durante os jogos do Brasil é optativo aos estabelecimentos. Alguns segmentos terão horário diferenciado Após consultar alguns estabelecimentos comerciais da cidade, a Associação Comercial e...

Após consultar alguns estabelecimentos comerciais da cidade, a Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum e a Câmara de Dirigentes Lojistas (Acenm/CDL) divulga orientação para as empresas em relação aos horários de funcionamento durante os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo.

Consideradas as opiniões dos comerciantes, a entidade recomenda que as empresas fechem meia hora antes do início dos jogos do Brasil. Algumas partidas da seleção brasileira estão marcadas para as 16h e outras para as 15h. “Não existe lei no País que determine horário para isso ou que obrigue as empresas a fechar durante os jogos, portanto cabe às empresas decidir se fecham ou não. Essa recomendação da Acenm/CDL leva em conta o lado dos trabalhadores e a questão cultural do País, já que o movimento no comércio praticamente zera durante os jogos da seleção”, expõe o presidente da Acenm, Carlos Alexandre Saito.

SUPERMERCADOS E DROGARIAS – Em decisão conjunta, supermercados da cidade que fecham diariamente às 20h acordaram que nos dias de jogos do Brasil irão fechar meia hora antes do início da partida e reabrir meia hora depois do término, com exceção do supermercado C. Vale, que não reabrirá após as partidas. As drogarias fecharão meia hora antes dos jogos do Brasil e, nos dias em que a partida iniciar às 15h, irão reabrir das 17h às 18h30. Como o fechamento é optativo, pode haver exceções, como é o caso da Drogaria Ultra Popular, ao lado da Gazin/Centro, que ficará aberta durante os jogos.


“Quanto aos demais segmentos comerciais, que fecham normalmente às 18h, acaba não sendo interessante reabrir após o fim das partidas. Já os bares, lanchonetes e afins, que normalmente transmitem os jogos em telão, podem ficar à vontade para trabalhar”, comenta Saito.

BANCOS – A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que nos dias de jogos do Brasil, caso não haja decreto de feriado local, todos os bancos devem abrir ao público das 8h30 às 12h30. Essa recomendação está de acordo com a Circular do Banco Central N.º 3.703/2014, a qual autoriza mudança no horário de atendimento das agências nos dias de jogos da seleção, desde que, seja oferecido aos clientes um funcionamento mínimo de quatro horas.


PODER PÚBLICO – O poder Executivo do Município decretou horário diferenciado para atendimento nos órgãos públicos municipais; estabelecendo horário nos dias de jogos da seleção brasileira das 7h às 13h, ficando os servidores públicos à disposição do Executivo Municipal.

O governo do Estado de Mato Grosso, por intermédio de decreto já publicado em diário oficial, determinou que em Cuiabá e região metropolitana de Várzea Grande haverá ponto facultativo nos dias de jogos realizados na Arena Pantanal. Órgãos e entidades ligadas ao governo do Estado também terão horário especial durante as partidas da seleção brasileira na competição.

Confira como fica o expediente em órgãos do Estado durante os jogos do Brasil e os jogos que acontecerão na Arena Pantanal:

• Dia 12 de junho, quinta-feira, partida de abertura do Mundial entre Brasil e Croácia; Horário de expediente: das 07h30 às 13h30.
• Dia 13, sexta-feira, partida na Arena Pantanal entre Chile e Austrália; Ponto facultativo em Cuiabá e Várzea Grande.
• Dia 17, terça-feira, partida entre Brasil e México; Horário de expediente das 07h30 às 13h30 em todo o Estado, exceto em Cuiabá e Várzea Grande.
• Dia 17, terça-feira, partida na Arena Pantanal entre Rússia e Coréia do Sul; ponto facultativo em Cuiabá e Várzea Grande.
• Dia 21, sábado, partida na Arena Pantanal entre Nigéria e Bósnia.
• Dia 23, segunda-feira, partida entre Brasil e Camarões; horário de expediente das 07h30 às 13h30 em todo o estado.
• Dia 24, terça-feira, partida na Arena pantanal entre Japão e Colômbia, ponto facultativo em Cuiabá e Várzea Grande.

_______________________________________
Assessoria de Imprensa – Acenm/CDL
Agência Folk – Comunicação Integrada
Tiago Franz – Jornalista 3621SC

Veja também

Facmat traz tecnologia de emissão gratuita de NFC-e para Mato Grosso29/01/14 A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), da qual a Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum (Acenm) é filiada, prepara o lançamento do primeiro software gratuito para emissão da Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) em Mato Grosso. A entidade assinou convênio na tarde de ontem (28) com......
Nova Mutum: Horário especial do comércio contempla 34 datas em 201828/02/18Decreto municipal estabelece horários especiais e facultativos visando feriados e datas comemorativas Assinado pelo prefeito Adriano Pivetta neste mês de fevereiro, o Decreto Nº 12/2018 estabelece o horário especial e facultativo de atendimento do comércio local para este ano, definido em uma ação conjunta entre a......
Inadimplência do consumidor tem recuo de 0,89% em setembro17/10/17Região Sudeste concentra o maior número de negativados: 24,32 milhões de consumidores. Número de dívidas cai -5,06% em setembro O volume de brasileiros com contas em atraso e registrados nos cadastros de devedores apresentou um novo recuo no último mês de setembro, a sétima queda consecutiva. Segundo dados do indicador do Serviço de Proteção ao......

Voltar para Notícias