Aba 1

Postado em 20 de Fevereiro de 2017 às 16h30

Comércio pode funcionar normalmente no Carnaval

Segunda e terça-feira de Carnaval será ponto facultativo em Nova Mutum

Acenm/CDL Segunda e terça-feira de Carnaval será ponto facultativo em Nova Mutum As empresas de Nova Mutum poderão funcionar normalmente na terça-feira de Carnaval (28/02), não havendo necessidade de pagar adicional de...

As empresas de Nova Mutum poderão funcionar normalmente na terça-feira de Carnaval (28/02), não havendo necessidade de pagar adicional de feriado aos funcionários, visto que apesar de ser tradicionalmente conhecido pelos brasileiros como feriado, o Carnaval não se enquadra legalmente como feriado, segundo a Lei nº 10.607/2002.


LEI TRABALHISTA – Segundo a assessoria jurídica da Acenm/CDL, pela lei trabalhista, nos municípios em que não haja lei determinando que o carnaval ou qualquer outro dia comemorativo por tradição seja feriado, há basicamente três possibilidades dos trabalhadores usufruírem desta folga sem prejuízos salariais, possibilitando também à empresa adequar a jornada de trabalho às suas necessidades de produção e demanda de serviços.

A primeira é: compensação destas horas mediante acordo coletivo de banco de horas. A segunda possibilidade é a Compensação destas horas mediante acordo de compensação (compensação do excesso de horas de trabalho em um dia/período pela correspondente diminuição em outro) desde que não ultrapasse o limite máximo diário estabelecido por lei, observado o acordo coletivo da categoria. Por fim, a liberalidade do trabalho por parte da empresa.


SERVIDORES MUNICIPAIS
– Em Nova Mutum, a prefeitura municipal estabeleceu ponto facultativo para os servidores na segunda e terça-feira, através do Decreto 011/2017. Os serviços emergenciais como a área da saúde (Pronto Atendimento) e coleta de lixo funcionarão normalmente. Nas demais unidades o funcionamento ficará a critério das secretarias, conforme a necessidade.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, os interessados podem contatar a assessoria jurídica da Acenm/CDL pelo telefone (65) 3308-2661.


Assessoria de Comunicação
Foto: Mutum Notícias
 

Veja também

Classe empresarial e política de NM fortalecem movimento por mais segurança pública03/06/15Reunião na Acenm/CDL contou com mais de 100 empresários, preocupados com onda de criminalidade registrada no município O auditório da Acenm/CDL foi palco de uma profunda discussão sobre segurança pública, na noite desta terça-feira (02). Mais de 100 empresários participaram da reunião, que contou ainda com a presença da delegada da Polícia Civil, Angelina Ferreira, dos coronéis da Polícia Militar, Marcos Vieira da Cunha e Fernando Carneiro, do comandante......

Voltar para Notícias

Nós utilizamos Cookies para trazer uma experiência mais relevante nas suas navegações. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.