Aba 1

Postado em 30 de Julho de 2020 às 13h43

Economia mutuense dá fortes sinais de retomada

Fomento (63)Economia e mercados (125)
Acenm/CDL Mês de junho fechou com saldo de empregos positivo, aumento da arrecadação municipal e do movimento do comércio. Setores de eventos, gastronomia e escolas ainda sofrem Dados do SPC Brasil apontam que o...

Mês de junho fechou com saldo de empregos positivo, aumento da arrecadação municipal e do movimento do comércio. Setores de eventos, gastronomia e escolas ainda sofrem

Dados do SPC Brasil apontam que o movimento do comércio de Nova Mutum no mês de junho apresentou um crescimento de 5,03% frente ao mesmo período de 2019. O resultado do município foi superior à média nacional.

Em relação ao mês de maio/2020, a média nacional de junho/2020 apresentou um crescimento de 12,6% (segundo dados da Boa Vista), o que sinaliza para a retomada econômica pós epidemia. Contudo, se comparado ao mesmo período do ano passado, o movimento do comércio brasileiro sofreu uma retração de 3,3%.

“Isso mostra que a região está absorvendo muito bem o impacto da pandemia e retomando de forma consistente o fluxo econômico”, analisa o presidente da Acenm, Joelmir Faccio.

SINAIS DA RETOMADA - Em Nova Mutum, o segmento da construção civil dá uma amostra da forte retomada, com 362 alvarás de construção emitidos no 1º semestre, o que representa um crescimento de 42,52% em relação ao mesmo período de 2019.

Há também o fator da injeção de recursos proporcionada pelo auxílio emergencial do governo federal, que injetou uma quantidade substancial de dinheiro na economia. “O mais importante é que não sofremos com o desemprego como era esperado no início da pandemia, que a nosso ver seria o ponto mais sensível da crise sanitária”, avalia o presidente da CDL Nova Mutum, Roberto Giequelin.

Outro ponto positivo que reflete a recuperação econômica pós pandemia em Nova Mutum são os números da arrecadação municipal. Conforme o portal da transparência da prefeitura, em junho/2020 a arrecadação voltou ao patamar pré pandemia. O pico da recessão foi o mês de abril, que registrou queda de 27,4% na arrecadação do município e no movimento do comércio. 

GERAÇÃO DE EMPREGOS - Com relação à geração de empregos, Nova Mutum fechou mais um mês com saldo positivo, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Após o saldo de 148 em maio, junho fechou com 272 empregos a mais. Foram 748 admissões contra 476 desligamentos. Os destaques foram os setores da indústria (+99), do agro (+89) e do comércio (+59). Em Mato Grosso os números também foram animadores. O saldo positivo de 6.790 empregos em junho mostra forte tendência de recuperação econômica.

SETORES MAIS AFETADOS - Alguns segmentos ainda sofrem o efeito devastador da pandemia, como escolas particulares, eventos e gastronomia, que tiveram seu faturamento fortemente reduzido. Segundo o Boletim da Receita Estadual nº 13, da Sefaz-MT, a queda de faturamento registrada na gastronomia chegou a -64,5% na última semana de junho/2020. “Mas sem dúvida nenhuma o segmento mais afetado foi o de eventos, que teve seu faturamento praticamente suspenso”, comenta o gerente administrativo da Acenm/CDL, Rodrigo Rigoni.


Por: Tiago Franz | Jornalista 3621SC | Ascom - Acenm/CDL

Veja também

Acenm/CDL divulga ações realizadas no enfrentamento à crise do Covid-1913/04/20 Nas últimas quatro semanas, os mutuenses, assim como todos os brasileiros, mudaram suas rotinas para atender às recomendações e restrições impostas pelas medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Foi no dia 17 de março que saiu o primeiro decreto municipal (nº 027/2020) voltado a esta questão, estabelecendo as primeiras medidas. Antes disso,......
Acenm/CDL: “linha aérea aproxima Nova Mutum dos grandes centros econômicos”28/01/20Entidade prestigiou voo inaugural da Asta Linhas Aéreas Diretores e gerência da Acenm/CDL prestigiaram, na tarde de ontem (27), o voo inaugural da empresa Asta Linhas Aéreas – oficialmente o primeiro voo comercial da história do aeroporto municipal Brigadeiro Eduardo Gomes. Autoridades......

Voltar para Notícias

Nós utilizamos Cookies para trazer uma experiência mais relevante nas suas navegações. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.