Aba 1

Postado em 19 de Novembro de 2014 às 10h25

Governo e BM seguem revisando normas de prevenção contra incêndio e pânico

Acenm/CDL Novo Conteúdo 01 As diretorias da Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum e Câmara de Dirigentes Lojistas (Acenm/CDL) receberam respostas positivas a respeito de cobranças feitas por ambas junto...

As diretorias da Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum e Câmara de Dirigentes Lojistas (Acenm/CDL) receberam respostas positivas a respeito de cobranças feitas por ambas junto à Câmara Municipal de Vereadores de Nova Mutum quanto às Normas de Segurança contra Incêndio existentes no estado de Mato Grosso. Segundo ofício encaminhado pela Casa de Leis às instituições, o Estado de Mato Grosso adotou e adaptou, à sua legislação, normas diferenciadas para edificações existentes e antigas, sem com isso perder a segurança almejada.

Recomendada pela Acenm/CDL, a presidência da Câmara encaminhou, em outubro deste ano, ao Governador eleito, Pedro Taques, e ao Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel BM Aderson José Barbosa, dois ofícios sobre o tema, endossados por todos os parlamentares mutuenses. Um deles possuía a cópia da Norma de Procedimento Técnico, NPT-002 do Estado do Paraná. Justificando que a norma vigente naquele Estado é mais condizente com a realidade e de legislação aplicável, pertinente e com possibilidade de ser melhorada pelo corpo técnico militar do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.

O segundo ofício pediu a criação de uma Comissão Estadual composta de profissionais da área de Engenharia e Segurança de Incêndio do próprio Governo do Estado, com o objetivo de se realizar um estudo técnico com análise criteriosa da legislação estadual vigente na prevenção de incêndio, exigida pelo Corpo de Bombeiros na regularização de construções urbanas e rurais. A justificativa é a menor exigência em outros estados da federação, sem deixar de se seguir normas ou instruções federais. Outro argumento é o custo massacrante de legalização de uma construção no estado de Mato Grosso, frente a exigências do Corpo de Bombeiros, que já levou comerciantes e industriários a fecharem seus estabelecimentos por falta de recursos para tal fim.

Em resposta a ambas as solicitações, a Acenm e a CDL foram informadas de que uma comissão interdisciplinar já foi formada, com a participação de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, engenheiros do Crea-MT e membros da sociedade civil organizada. A comissão já elaborou uma minuta de lei que altera a lei nº 8.399, de dezembro de 2005 – De Segurança contra Incêndio e Pânico. O tema já tramita para aprovação.

Outro ponto apresentado é a elaboração das próprias Normas Técnicas do Corpo de Bombeiros, que está sendo realizada pela direção de Segurança Contra Incêndio e Pânico do CBM/MT e propõe adequações à realidade mato-grossense com base em diversas normativas já aprovadas pela Federação.

Outro apontamento apresentado no ofício de resposta é o da já adoção, por parte do CBM/MT, de Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, para adaptações de edificações já existentes.

Para o presidente da Acenm, Carlos Alexandre Saito, a iniciativa da Casa de Leis de Nova Mutum é louvável e vem de encontro com discussões atuais levantadas pela classe comercial de Nova Mutum. “A resposta é positiva. A atual legislação está ultrapassada e tem de haver adaptações a atual realidade. Esse assunto já foi tema de grandes reuniões envolvendo todos os associados da Acenm e CDL e saber que está havendo revisão e discussão é muito importante”, destacou.

_______________________________________
Assessoria de Imprensa – Acenm/CDL
Agência Folk – Comunicação Integrada
Tiago Franz – Jornalista 3621SC
Com: Diego Weber

Veja também

TOP OF MIND 2014 : Acenm/CDL anuncia ganhadores 04/11/14Nesta edição, 155 segmentos empresariais serão contemplados com o prêmio A Associação Comercial e Empresarial e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Mutum (Acenm/CDL) divulgou na tarde desta terça-feira (04) a lista oficial de ganhadores do prêmio Top of Mind 2014. O evento que em inglês significa ‘topo da mente’ tem como objetivo identificar as empresas ou marcas mais lembradas de Nova Mutum em cada segmento do comércio,......
Mudança nos treinamentos para os associados01/04/16 A Acenm/CDL possui uma equipe pronta para auxiliar seus associados na manutenção de serviços e produtos oferecidos pelo SPC / Boa Vista (Facmat). Vale lembrar que a partir do dia 01 de abril os associados terão direito a......
Parceria entre Acenm/CDL e La Salle promove benefício aos associados30/08/16 A Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum, Câmara de Dirigentes Lojistas e Faculdade La Salle firmaram uma parceria, que poderá trazer benefício aos associados da Acenm/CDL que iniciarem o curso de Gestão......

Voltar para Notícias

Acesse o regulamento no anexo a seguir:

Nós utilizamos Cookies para trazer uma experiência mais relevante nas suas navegações. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.