Aba 1

Postado em 28 de Novembro de 2013 às 18h31

Lojistas recebem instruções para lidar com inadimplência

A Acenm/CDL realizou ontem (26) uma palestra com o tema “Cobrança e Recuperação de Clientes Inadimplentes”, voltada a comerciantes. O assunto foi tratado pelo economista e consultor Moacir Muzzi, de Belo Horizonte (MG). Além de instruções para que as empresas possam recuperar dinheiro para seu caixa, o palestrante deu exemplos de como o associativismo e a ação conjunta de todo o comércio são o meio mais eficiente de reduzir a inadimplência e gerar ganhos para todos.

“Fazer o cadastro completo dos clientes, sempre consultar o SPC antes de conceder o crédito, registrar os inadimplentes no SPC no prazo correto, são medidas essenciais. A empresa que não faz isso prejudica a si e a todas as outras, porque assim os maus pagadores seguem obtendo crédito na praça sem a preocupação de pagar seus compromissos atrasados. É preciso união da classe empresarial para que dê resultados”, explanou Muzzi, que é diretor da CDL de Belo Horizonte desde 1975 e palestrante do Seminário Nacional dos SPCs.

Na abertura, o presidente da Acenm, Carlos Alexandre Saito, destacou a importância de se combater a inadimplência para o bem da economia. “É um problema que compromete o capital de giro das empresas, torna os produtos e serviços mais caros aos consumidores, dificulta o acesso a crédito aos bons pagadores, entre outros efeitos”, exemplificou.

A palestra é parte da Semana do Limpa Nome, que segue até sábado, dia 30 de novembro. Esta campanha incentiva comerciantes e pessoas em situação de inadimplência a renegociarem o pagamento dos valores em atraso com condições diferenciadas, como juro reduzido e parcelamento, a critério das empresas.

“Muitas pessoas aproveitam o pagamento do 13º salário para pagar contas atrasadas, então esse é um momento oportuno para estimular as renegociações e reduzir a inadimplência”, comenta o presidente da CDL, Rodrigo Rigoni.

O consumidor endividado com interesse em renegociar suas pendências deve verificar se a empresa credora está participando da campanha e fazer contato. As empresas interessadas em aderir à campanha podem procurar a Acenm/CDL.

_________________________________
Assessoria de imprensa – Acenm/CDL
Folk – Comunicação Integrada
Tiago Franz – Jornalista 3621SC

Veja também

Cheques clonados vitimam lojistas de Nova Mutum11/06/14Golpista faz compras com a intenção de pegar o troco do cheque em dinheiro A Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum e Câmara de Dirigentes Lojistas (Acenm/CDL) emite novo alerta aos comerciantes do município. Um estelionatário está aplicando golpes em lojistas através de cheques clonados. Neste início de junho, pelo menos duas empresas já foram vitimadas. Diante das ocorrências, a Acenm/CDL orienta os......
NATAL PREMIADO 2013: Acenm/CDL realiza sorteio e divulga os ganhadores 12/01/14 Nova Mutum/MT – A Acenm/CDL realizou neste domingo (12), às 17h30, no auditório próprio, o sorteio da promoção Natal Premiado 2013. Lançada no dia 13 de novembro, a campanha contou com 77 empresas participantes,......
Acenm e Cdl lança campanha “Roupa boa a gente doa”.09/06/17    Nesta sexta-feira (09) inicia a campanha do agasalho (roupa boa a gente doa), esta campanha é desenvolvida pela Acenm e Cdl de Nova Mutum. Com a chegada do frio a população mais carente acaba sendo castigada por não......

Voltar para Notícias