Aba 1

Postado em 31 de Maio às 10h09

Nova Mutum: empregos em alta e vendas em queda no mês de abril

Economia e mercados (157)
Acenm/CDL Mesmo com queda nas vendas do comércio e serviços, ocasionadas pelas restrições de decretos estaduais e municipais, saldo de empregos foi positivo NOVA MUTUM, MATO GROSSO: O relatório do Cadastro...

Mesmo com queda nas vendas do comércio e serviços, ocasionadas pelas restrições de decretos estaduais e municipais, saldo de empregos foi positivo

NOVA MUTUM, MATO GROSSO: O relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para o mês de abril de 2021 fechou com saldo positivo de 88 novos postos de trabalho em Nova Mutum. Foram 889 admissões contra 801 desligamentos. O saldo foi fortemente puxado pela construção civil, que fechou com 77 novos postos, seguido do setor de serviços com 68 e da indústria com 3. Já o comércio e a agropecuária fecharam abril com saldo negativo de -19 e -41 respectivamente.

“O saldo apresentado pela construção reflete o que vemos hoje em Nova Mutum: muitas construções, a cidade num ritmo forte de crescimento e isso fica evidenciado em números”, avalia o presidente da CDL, Ronnie Sfredo.

“São números que nos deixam felizes. Geração de emprego é sinal de que a saúde econômica do município está forte. Por outro lado, o que nos deixa preocupados é a falta de oferta de mão de obra qualificada. Praticamente todos os setores precisam contratar e no momento existe uma dificuldade grande nesse sentido”, expõe o presidente da Acenm, Lirio Vitalli.

VENDAS

Conforme dados do SPC Brasil, em abril as vendas no comércio e serviços caíram 5,37% frente a abril de 2020. Já na comparação com o mês anterior (março/2021), a queda foi de 12,5%.

“Entendemos que a justificativa para essa queda significativa foram os impactos das restrições impostas pelos decretos municipais e estaduais, que de certa forma restringiram o consumo ao comércio noturno”, diz o gerente administrativo da Acenm/CDL e membro do comitê municipal de enfrentamento à pandemia, Rodrigo Rigoni.

INADIMPLÊNCIA

A taxa de inadimplência em Nova Mutum cresceu 0,20% em comparação ao mesmo período de 2020. Já na comparação a março de 2021 a taxa caiu 1,38%. A direção da Acenm/CDL interpreta que a inadimplência no município está em um nível controlado, fruto do cuidado que as empresas vêm tomando na concessão de crediário bem como das ferramentas usadas hoje que são embarcadas de muita tecnologia, diminuindo e muito o risco para o empresário.

Por: Tiago Franz | Jornalista 3621SC | Ascom - Acenm/CDL
Foto: Kacio Henrique/PMNM

Veja também

Varejo brasileiro perde 21% de faturamento em março, com maior baque de até 80% em serviços03/04/20 Na quarta semana de março, setor de serviços viu redução de 80% na comparação mensal Por Paula Zogbi O varejo brasileiro sofreu um baque de 21% em queda de faturamento no mês de março na comparação com fevereiro, um reflexo da escalada do novo coronavírus no país. Ano a ano, a queda é ainda maior, de 22,6%. Os......
Tecnologia no Varejo para 2020. Quais mudanças esperar?20/12/19 A Inteligência Artificial deve ter um grande destaque em 2020, se tornando cada vez mais acessível O ano de 2020 está chegando. Em meio ao momento de planejar as ações e estratégias para sua empresa, há......

Voltar para Notícias

Acesse o regulamento no anexo a seguir:

Nós utilizamos Cookies para trazer uma experiência mais relevante nas suas navegações. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.