Aba 1

Postado em 17 de Maio às 16h53

O AFASTAMENTO DA GESTANTE DO TRABALHO COM BASE NA LEI Nº 14.151, DE 12 DE MAIO DE 2021

Jurídico e Tributário (116)

Reafirmando a Nota Técnica nº 01/2021 do MPT, o presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira, dia 12, a Lei 14.151/21, que garante a empregada gestante o afastamento do trabalho presencial durante o período da pandemia do COVID-19, sem prejuízo do recebimento da remuneração.

Diz o texto da Lei, de forma objetiva que: a empregada gestante deverá permanecer à disposição do empregador em teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância, até o final do estado emergencial de saúde pública devido a pandemia, sem prejuízo de sua remuneração.

Como não consta nenhuma exceção, conclui-se que a Lei deve ser aplicada a todas as empregadas gestantes, sem distinção, seja ela urbana, rural ou doméstica, ainda que devidamente vacinada.

A lei fez constar de forma expressa a garantia integral da remuneração da empregada gestante, assim, deve ser observado pelo empregador o valor total dos rendimentos da trabalhadora, salário e vantagens recebidas.

Entendemos não ser devido, neste caso, o vale transporte, pois, não haverá a necessidade do deslocamento casa-trabalho e vice e versa.

A referida Lei não vislumbra a empregada gestante que trabalha em função incompatível com o trabalho a distância, como caixas de supermercados, por exemplo, devendo o empregador custear o afastamento mesmo sem a possibilidade do trabalho remoto.

Entendemos o objetivo nobre da proteção a maternidade e a criança, porém, em termos práticos, o governo joga todo o ônus da saúde pública ao empregador, fomentando inclusive uma discriminação da contratação da mulher, já que não prevê nenhum incentivo ao empregador para fazer cumprir objetivamente a Lei.

Ressaltamos que o empregador poderá se valer da suspensão e/ou redução do contrato de trabalho nos moldes da MP 1.045/2021, podendo suspender ou reduzir o contrato de trabalho da empregada gestante com o recebimento do benefício do BEM ? Benefício Emergencial De Manutenção Do Emprego, até o dia 27.08.2021

Outras possibilidades são as medidas reiteradas pela MP 1.046 de 2021, podendo ainda o empregador se valer da antecipação de férias individuais ou coletivas, aproveitamento e antecipação de feriados e ainda o banco de horas.

Existe ainda a especulação quanto a possibilidade de antecipar o salário maternidade, jogando para o órgão previdenciário a conta, mas tal possibilidade não possui amparo legal, tratando-se de mera especulação.

Vale lembrar que o empregador deverá cumprir a Lei, ou seja, é uma imposição legal o afastamento da empregada gestante do local de trabalho utilizando as medidas legais compatíveis.


Por Ana Karolaine Figueiredo de Freitas Peron - Advogada trabalhista do escritório Peron & Biancardini Advogados Associados / Assessoria Jurídica CDL Cuiabá.

Veja também

Sobrevivência de empresas é assunto de reunião entre entidades e deputados19/03 Comitiva mutuense participou de reunião na ALMT nesta quinta. Grupo busca diálogo com o governo para salvar setores mais afetados, como gastronomia e eventos NOVA MUTUM, MATO GROSSO: Uma comitiva de Nova Mutum integrada pelo coordenador do Núcleo de Gastronomia da Acenm/CDL, Nelci Casarin, o gerente administrativo da Acenm/CDL, Rodrigo Rigoni, e o secretário municipal de......
MEI divulga novas regras para 202021/01/20 MEIs passam a ter novas regras para 2020 como o cadastro no eSocial, exclusão de atividades e pagamento mensal. Os microempreendedores individuais, MEIs, precisam se atentar às novas regras previstas para o Regime em 2020. As......
Acenm/CDL pede à Energisa restabelecimento do atendimento presencial22/05/20Sistema de atendimento à distância tem causado dificuldades e prejuízos a empresas Em ofício remetido nesta quarta-feira (20) à diretoria da Energisa Mato Grosso, na pessoa do diretor Sr. Amaury Antônio Damiance, a Acenm e a CDL solicitaram o restabelecimento com urgência do atendimento presencial na unidade de......

Voltar para Notícias

Nós utilizamos Cookies para trazer uma experiência mais relevante nas suas navegações. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.