Aba 1

Postado em 07 de Junho de 2016 às 10h38

Proposta para o desenvolvimento do Polo tecnológico de Nova Mutum é apresentada em reunião entre poder público e sociedade civil organizada

Acenm/CDL avalia positivamente a proposta

Acenm/CDL Acenm/CDL avalia positivamente a proposta O primeiro passo para a implantação do polo tecnológico no município de Nova Mutum foi dado (31/05) terça-feira, quando foi realizada no Sindicato Rural a...

O primeiro passo para a implantação do polo tecnológico no município de Nova Mutum foi dado (31/05) terça-feira, quando foi realizada no Sindicato Rural a reunião entre poder público e sociedade civil organizada sobre políticas públicas para o desenvolvimento do polo de inovação de Nova Mutum, atração de empresas de tecnologia da informação, apoio e fomento aos empreendimentos criativos.

A reunião foi conduzida por uma equipe técnica formada pelo gerente de Planejamento e Desenvolvimento Estratégico, Mauro Manjabosco, (designado para acompanhar o projeto do Polo Tecnológico), pelos consultores Mário Bracht, engenheiro químico e Ênio Perin, urbanista e também pelo prefeito Adriano Pivetta.

Estavam presentes os membros da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum e Câmara de Dirigentes Lojistas e ainda membros da sociedade civil organizada e autoridades locais.

Na ocasião, Mauro Manjabosco relembrou que o Plano Diretor foi criado através de uma lei complementar aprovada em 2012, e que não pode ser apenas uma “ferramenta de gaveta”. Desde então, foi desenvolvida uma reforma administrativa e criadas algumas secretarias voltadas para o plano diretor, além de ter o acompanhamento da equipe técnica especialista para desenvolver o polo tecnológico e o parque tecnológico.

O urbanista Ênio Perin, que já contribuiu com o desenvolvimento dos planos diretores das cidades de Toledo (PR) e Luiz Eduardo Magalhães (BA), iniciou sua explanação destacando algumas reflexões (questionamentos) sobre o desenvolvimento estratégico, das quais destacam-se algumas:
• O Agronegócio está em uma boa fase, isto será sempre assim?
• O Município de Nova Mutum está conseguindo gerar emprego e qualificar pessoas?
• Como o Município interpreta e se posiciona diante desse novo tempo de inovação, de ciência e tecnologia do mundo?
• Como organizar o território urbano para absorver esses impactos significativos de possíveis mudanças?

Perin apontou alguns desafios para a região:
• Como articular o Fluxo viário da rodovia BR163, a MT 249 e MT 235 dentro do perímetro urbano de Nova Mutum e das proximidades?
• Como incluir a universidade no processo de pensar, debater e planejar o desenvolvimento local e regional?

Perin destacou ainda que dentro do trabalho do Plano Diretor, foram 12 meses de questionamentos e de variadas interpretações, sendo que neste período os pioneiros tomaram a decisão de participar e fazer a doação de aprox. 300 hectares de áreas. “Isso não é uma coisa comum no País”, destacou Perin.

O Plano aponta a implantação do parque tecnológico de Nova Mutum, e destaca alguns pontos de possível concretização, entre eles: implantação de novos cursos técnicos em diversas áreas, implantação de nova instituição de ensino, formação de parcerias público/privado, viabilização de uma feira Tecnológica - espaço para realização de grandes negócios e apresentação de inovação tecnológica no campo do agronegócio, construção de um teatro como incentivo a cultura local entre outros projetos.

O engenheiro químico Mário Bracht, especialista na área de ciência e tecnologia, foi responsável pela criação do Parque Tecnológico de Cascavel (PR), ficou responsável pela elaboração de legislação e mecanismos para atração de investidores no campo da tecnologia para Nova Mutum. Bracht destacou que este modelo de projeto participativo com a comunidade torna-o mais eficaz, com muito mais probabilidade de continuidade.

“O grande problema a ser enfrentado é a falta de recursos humanos para gerar tecnologia. “É preciso ter tecnólogos que gerem projetos para gerar empresas e isso nós não temos ainda em Nova Mutum”, apontou Mário Bracht.

Nova Mutum será um novo polo tecnológico e por esta razão, haverá ampla discussão com as lideranças locais para definição de quais serão as áreas complementares e quais serão as prioridades de instalação no parque tecnológico.

Neste primeiro momento está sendo levantada toda a parte documental das áreas, transposição de registros e escrituras; num segundo momento será criado o projeto do parque, a parte arquitetônica e parcerias com o poder público e privado.

Segundo o prefeito Adriano Pivetta, sendo concretizada a implantação do polo tecnológico, este importante projeto irá gerar oportunidades para o futuro de Nova Mutum.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Veja também

Ministério da Economia passa a permitir recontratação de funcionários demitidos há menos de 90 dias15/07/20 Em edição extra do Diário Oficial da União, a Portaria nº. 16.655/2020, publicada na tarde de hoje (14), o Ministério da Economia, através da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, deixou de considerar fraude - durante o período da pandemia - a recontratação de funcionários demitidos sem justa causa no período de 90......
Insegurança gera nova mobilização da classe empresarial e política de Nova Mutum15/05/15Entidades pedem ao Estado medidas emergenciais como vagas para internação de menores e mais efetivo policial A nova onda de assaltos e roubos registrados em Nova Mutum nas últimas semanas, especialmente contra estabelecimentos comerciais, gerou uma nova mobilização da classe empresarial mutuense, encabeçada pela Associação......
Comércio poderá funcionar em horário especial nas próximas datas festivas15/07/16 Com o objetivo de fortalecer o comércio local durante as datas festivas e o período de final de ano, época em que tradicionalmente acontece um aquecimento nas vendas, a prefeitura de Nova Mutum publicou no dia 09/05 o Decreto que autoriza......

Voltar para Notícias

Acesse o regulamento no anexo a seguir:

Nós utilizamos Cookies para trazer uma experiência mais relevante nas suas navegações. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.