Aba 1

Postado em 20 de Fevereiro de 2017 às 16h30

Comércio pode funcionar normalmente no Carnaval

Segunda e terça-feira de Carnaval será ponto facultativo em Nova Mutum

Acenm/CDL Segunda e terça-feira de Carnaval será ponto facultativo em Nova Mutum As empresas de Nova Mutum poderão funcionar normalmente na terça-feira de Carnaval (28/02), não havendo necessidade de pagar adicional de...

As empresas de Nova Mutum poderão funcionar normalmente na terça-feira de Carnaval (28/02), não havendo necessidade de pagar adicional de feriado aos funcionários, visto que apesar de ser tradicionalmente conhecido pelos brasileiros como feriado, o Carnaval não se enquadra legalmente como feriado, segundo a Lei nº 10.607/2002.


LEI TRABALHISTA – Segundo a assessoria jurídica da Acenm/CDL, pela lei trabalhista, nos municípios em que não haja lei determinando que o carnaval ou qualquer outro dia comemorativo por tradição seja feriado, há basicamente três possibilidades dos trabalhadores usufruírem desta folga sem prejuízos salariais, possibilitando também à empresa adequar a jornada de trabalho às suas necessidades de produção e demanda de serviços.

A primeira é: compensação destas horas mediante acordo coletivo de banco de horas. A segunda possibilidade é a Compensação destas horas mediante acordo de compensação (compensação do excesso de horas de trabalho em um dia/período pela correspondente diminuição em outro) desde que não ultrapasse o limite máximo diário estabelecido por lei, observado o acordo coletivo da categoria. Por fim, a liberalidade do trabalho por parte da empresa.


SERVIDORES MUNICIPAIS
– Em Nova Mutum, a prefeitura municipal estabeleceu ponto facultativo para os servidores na segunda e terça-feira, através do Decreto 011/2017. Os serviços emergenciais como a área da saúde (Pronto Atendimento) e coleta de lixo funcionarão normalmente. Nas demais unidades o funcionamento ficará a critério das secretarias, conforme a necessidade.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, os interessados podem contatar a assessoria jurídica da Acenm/CDL pelo telefone (65) 3308-2661.


Assessoria de Comunicação
Foto: Mutum Notícias
 

Veja também

Programa que permite redução de jornada e salário é prorrogado até dezembro14/10/20 Extensão já havia sido anunciada por Paulo Guedes; acordos podem vigorar até 31 de dezembro. O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira, 13, o decreto que prorroga, até 31 de dezembro, o programa que autoriza empresas a reduzirem proporcionalmente, ou suspenderem, a jornada e o salário dos funcionários. Criado em razão da pandemia do......
9 Tendências irreversíveis para o varejo do futuro26/08/16 Apesar de temas inovadores estarem na pauta dos varejistas o tempo todo, um novo estudo aponta que muito do que se diz está ficando apenas na teoria e não chega a prática. Segundo o “Trendme”, uma análise de......
Acenm/CDL convida para palestra gratuita sobre Revisão Precária e Sumária e NFC-e22/04/14Evento faz parte do plantão fiscal itinerante da Sefaz-MT A Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum e Câmara de Dirigentes Lojistas (Acenm/CDL) convida contabilistas e contribuintes de Nova Mutum a participar de uma palestra sobre os temas Revisão Precária e Sumária......

Voltar para Notícias

Acesse o regulamento no anexo a seguir:

Nós utilizamos Cookies para trazer uma experiência mais relevante nas suas navegações. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.