Aba 1

Postado em 30 de Outubro de 2019 às 08h17

Endividamento do consumidor cai pela primeira vez em 2019, diz CNC

O percentual de famílias endividadas no país ficou em 64,7%. O cartão de crédito figurou como o principal tipo de dívida, sendo apontado por 78,9%

O percentual de famílias endividadas no país ficou em 64,7% em outubro deste ano, taxa inferior aos 65,1% de setembro. Essa foi a primeira queda do indicador neste ano, que acumulava nove altas consecutivas na comparação mensal.

Os dados foram divulgados hoje (29) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Na comparação com outubro de 2018, no entanto, o endividamento está em um patamar mais alto, já que naquela ocasião o percentual era 60,7%.

O percentual de inadimplentes, ou seja, de pessoas que têm contas ou dívidas em atraso, aumentou, assim como cresceu a parcela das famílias que não terão condições de pagar suas dívidas.

A inadimplência atingiu 24,9% em outubro deste ano, acima dos 24,5% do mês anterior e dos 23,5% de outubro de 2018. Já as famílias que não terão condições de pagar suas contas chegaram a 10,1%, acima dos 9,6% de setembro e dos 9,9% de outubro.

De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, depois um período de crescimento forte do crédito, os recursos extras advindos do FGTS e PIS/Pasep, somados à sazonalidade positiva no mercado de trabalho, favoreceram a redução do endividamento.

O cartão de crédito figurou como o principal tipo de dívida do brasileiro, sendo apontado por 78,9% das famílias endividadas. Em seguida, aparecem os carnês (15,5%) e o financiamento de carro (9,5%).

Fonte: InfoMoney

Veja também

Campanha da FCDL/MT orienta sobre lei que não obriga uso de máscaras de proteção a pessoas com deficiência04/06 Assessoria de Imprensa FCDL/MT A Federação das CDLs de Mato Grosso (FCDL/MT) e as CDL´s do Estado estão realizando uma campanha de conscientização a população sobre o uso não obrigatório de máscaras em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências sensoriais, intelectual ou qualquer outra que as impeçam......
Alerta: comerciantes sofrem novas tentativas do golpe da lista telefônica em Nova Mutum10/04/18Cobranças indevidas aparecem disfarçadas em documentos anunciados como simples cadastros das empresas nos supostos guias telefônicos Um antigo golpe já conhecido em todo o país voltou a preocupar o comércio de Nova Mutum. Recentes alertas encaminhados à Acenm/CDL relatam novas tentativas do chamado “golpe da lista telefônica” contra empresas......

Voltar para Notícias

Acesse o regulamento no anexo a seguir:

Nós utilizamos Cookies para trazer uma experiência mais relevante nas suas navegações. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.