Aba 1

Postado em 09 de Março de 2020 às 09h00

Impostômetro da ACSP atinge marca de R$ 500 bilhões

Jurídico e Tributário (116)

Marca foi atingida nesta sexta-feira (6), às 8h20, três dias antes na comparação com 2019. Aliado à queda no déficit público, dado mostra que economia está crescendo, mas ainda em ritmo lento

A arrecadação do governo com taxas, impostos, contribuições e multas chegou aos R$ 500 bilhões nesta sexta-feira (6), às 8h20, três dias antes na comparação com 2019. Os dados são do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Segundo Emilio Alfieri, economista da ACSP, o aumento na arrecadação pode ser visto de forma positiva, uma vez que não houve elevação das alíquotas. Outro aspecto positivo é que o déficit público vem caindo: está em 0,7%, em janeiro, enquanto no ano passado estava em 1,2%.

"O que acontecia anteriormente é que aumentava a arrecadação, mas o gasto do governo, e o déficit, também crescia?, analisa Alfieri. ?Mas agora não está assim, a arrecadação está aumentando e o gasto, caindo. Isso mostra que a política econômica está no rumo certo", continua.

No entanto, ainda segundo o economista, o cenário político atual está atrapalhando a retomada do crescimento, que poderia ser ainda mais acentuada se as reformas administrativas, e outras necessidades em discussão no Congresso, já tivessem sido implantadas.

"Neste aspecto, preocupa a desarmonia entre os poderes está atrapalhando este processo de aprovação das medidas que são necessárias para que a economia cresça de forma mais consistente", conclui o economista.

Fonte: ACSP

Veja também

Contribuintes já podem aderir ao novo Refis com descontos de até 95%10/05 Débitos vencidos até 31 de dezembro de 2020 também podem ser parcelados em até 60 vezes As empresas mato-grossenses podem negociar, a partir desta segunda-feira (10.05), por meio do Programa Extraordinário de Recuperação de Créditos Tributários do Estado de Mato Grosso (Refis), os débitos referentes ao Imposto sobre Circulação......

Voltar para Notícias

Nós utilizamos Cookies para trazer uma experiência mais relevante nas suas navegações. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.