Aba 1

Postado em 14 de Agosto de 2014 às 20h27

Medidas de segurança pública avançam em Nova Mutum

Empresários e autoridades locais conversam sobre as ações em andamento e projetam as ações futuras

Acenm/CDL Empresários e autoridades locais conversam sobre as ações em andamento e projetam as ações futuras Reunidos na noite desta terça-feira (12), no auditório da Associação Comercial e Empresarial e Câmara...

Reunidos na noite desta terça-feira (12), no auditório da Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Mutum (Acenm/CDL), empresários e autoridades do município deram sequência às discussões sobre a segurança pública em Nova Mutum.

A pauta da reunião incluiu assuntos como a instalação do sistema de câmeras de monitoramento na cidade, a necessidade de uma cadeia pública maior para o município, a possibilidade de se colocar os detentos para trabalhar, a possível viabilidade de criação da guarda municipal e a inclusão de entidades no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) – que tem como objetivo ser um espaço de interlocução permanente entre as instituições do sistema de justiça criminal e os órgãos de segurança pública.

Entre os presentes na reunião estavam o presidente da Acenm, Carlos Alexandre Saito, o prefeito Adriano Pivetta, o secretário municipal de Administração, Geder Luiz Genz, o vereador Airton Pessi, o Comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar, Major Claudio Fernando, o oficial de justiça Paulinho Wilges Borda, representando o Conselho de Segurança, além de representantes da empresa contratada para administrar o sistema de câmeras de monitoramento da cidade e empresários.

CÂMERAS DE MONITORAMENTO – O sistema de câmeras de monitoramento já está em fase adiantada de implantação. A rede de cabos de fibra ótica já está instalada, ligando pontos estratégicos como todas as saídas da cidade, escolas, praças, entre outros locais de grande circulação de pessoas. Inicialmente o sistema terá 20 câmeras, número que aumentará nas próximas fases de implantação. A manutenção do sistema custará cerca de R$ 1 milhão por ano aos cofres públicos.

CADEIA PÚBLICA – Quanto à necessidade de se construir uma cadeia pública maior no município, que é de responsabilidade do governo estadual, os presentes na reunião entenderam por consenso que a reivindicação pela obra será levada ao próximo governador, que assumirá em janeiro de 2015, visto que em final de mandato nenhum governo assume compromissos desta ordem.

TRABALHO PARA DETENTOS – Discutiu-se também a possibilidade de convênio com uma associação que administra um programa de trabalho para detentos, a exemplo de Lucas do Rio Verde. O Executivo de Nova Mutum já está estudando o modelo do município vizinho, onde os presos trabalham com a produção de artefatos de cimento. O trabalho durante o cumprimento de pena é uma forma de ressocialização e recuperação dos reclusos.

GUARDA MUNICIPAL – Já a criação da Guarda Municipal, que é uma antiga reivindicação da classe empresarial, permanece distante da realidade do município. Segundo o secretário Geder Genz, “o estudo feito pelo poder Executivo apontou custos superiores a R$ 1,3 milhão ao ano para implantação e manutenção. A guarda teria 30 guardas de trânsito, sem poder de polícia ou mesmo porte legal de arma de fogo. Atualmente há disponível cerca de 50% desse valor, para aplicação em investimentos do setor, e esse recurso será utilizado em novas ferramentas, como por exemplo o monitoramento de ruas e avenidas”.

_______________________________________
Assessoria de Imprensa – Acenm/CDL
Agência Folk – Comunicação Integrada
Tiago Franz – Jornalista 3621SC

Veja também

Max Russi quer suspensão da cobrança do pedágio em MT devido às más condições de segurança das rodovias10/06 "Eu quero pedir um apoio dos nossos senadores, da bancada federal. Se continuar da forma que está, que não se cobre então o pedágio", disse Max O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), cobrou providências do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) quanto aos problemas enfrentados pelos motoristas em trechos de duas......
Conheça os sortudos do Natal Premiado 201530/12/15Acenm/CDL sorteou um carro 0km e mais 22 prêmios nesta quarta-feira A Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum e a Câmara de Dirigentes Lojistas (Acenm/CDL) realizou nesta quarta (30/12), com início às 17h30, em seu auditório, o sorteio da promoção Natal Premiado......

Voltar para Notícias

Nós utilizamos Cookies para trazer uma experiência mais relevante nas suas navegações. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.